É certo que esta foto já tem algum tempo, mas não é a rotunda ou outras construções ao nível do que já havia que foram feitas, que foram tirar esta linda paisagem desta grande terra que é Alcantarilha.
Mas o “mamarracho” que foi feito junto aos quintais da Rua das Marinhas é veio matar este lindo postal desta linda terra que é Alcantarilha, que até já teve muralhas…., mas não destas.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Capela dos Ossos de Alcantarilha
Anexa à Igreja Matriz encontramos a Capela dos Ossos que remonta ao séc. XVI. Na linha de outras capelas congéneres, existentes em Évora, Faro e Lagos, esta revela a existência de um "gosto nacional" por este tipo de capelas. O seu interior, completamente "forrado" e ornamentado por ossos humanos é apenas quebrado pela presença da imagem do Senhor Crucificado, numa interessante escultura do séc. XVI
Igreja Paroquial de Alcantarilha
Templo religioso construído no séc. XVI, com uma arquitectura dominada pelo estilo manuelino e barroco. O seu interior, de planta longitudinal composta por três naves de quatro tramos. A capela-mor, apresenta-se com um arco triunfal de volta perfeita em torcido e com dois níveis cobertos por uma abóbada arteseada do estilo manuelino. No altar-mor encontramos um retábulo rococó com destaque para a imagem da padroeira do séc. XVIII. De destacar o baptistério, decorado com azulejos, e a sumptuosa pia baptismal. Das várias alterações que o templo sofreu após o terramoto de 1755, salienta-se a construção da torre da igreja e a construção do coro. Anexa à Igreja Matriz, encontra-se a Capela dos Ossos, do séc. XVI.
Subscrever:
Mensagens (Atom)